MORRE EX-PRESIDENTE DA CBF JOSÉ MARIA MARIN AOS 93 ANOS

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Threads
Telegram
X

Ex-presidente da CBF José Maria Marin morre aos 93 anos

Dirigente que liderou a Confederação Brasileira de Futebol de 2012 a 2015 faleceu em São Paulo.

Advogado de formação, Marin atuou como vereador e deputado estadual por São Paulo entre as décadas de 1960 e 1970. Na carreira política, ocupou a vice-governadoria paulista durante a gestão de Paulo Maluf e chegou a assumir o governo do estado em 1982, quando Maluf deixou o cargo para disputar as eleições.

No futebol, Marin presidiu a Federação Paulista entre 1982 e 1988. Durante esse período, em 1986, chefiou a delegação brasileira na Copa do Mundo do México. Sua gestão à frente da CBF iniciou-se em 2012, após a renúncia de Ricardo Teixeira, e estendeu-se até 2015, quando Marco Polo del Nero assumiu o comando da entidade.

O ex-dirigente foi preso na Suíça em 2015, durante operação do FBI que investigava corrupção na FIFA. Após extradição para os Estados Unidos, julgamento e condenação, Marin retornou ao Brasil apenas em 2020, quando foi liberto durante a pandemia de Coronavírus.

Após sua saída da presidência, seu nome foi removido da fachada da sede da CBF ainda na gestão de Del Nero. Na administração de Rogério Caboclo, a placa de “batismo” também foi retirada do interior do edifício. Atualmente, a fachada exibe apenas a inscrição “Casa do Futebol Brasileiro”.